Pensamentos sobre o Criador




Criador



O que eles tanto tentam entender?!? Grita um tolo indignado.

Porem mesmo sem todas as respostas, o amigo da sabedoria nunca é frustrado.

            Procurar respostas é reconhecer que nada sabe, pois cada vez mais a curiosidade é aguçada, então se geram mais questões, logo aumenta a falta de respostas. Porem na procura do saber é que está a sabedoria.

            Pois quem diria que estamos flutuando no espaço, viajando em volta de uma estrela ano após ano.

            Quem nos colocou onde estamos?

            Quem desenhou a órbita sobre a qual flutuamos?

            Tudo não poderia ter saído do nada...

...ou por acaso o dicionário se gerou de uma explosão em uma gráfica?

            E esse tempo linear em que vivemos, que simplesmente não volta, será que foi criado ou sempre existiu?

            Se foi criado seu criador tem total poder sobre ele, podendo molda-lo conforme lhe apraz.

            Que poderio e soberania exerce tal criador!

            Ele pode mudar o que há de vir e o que já passou, suas criaturas nunca saberiam que algo ele tenha mudado.

            Como ele é o criador do tempo, o tempo não se lhe aplica, pois quem cria o tempo deve existir antes do próprio tempo.

            O criador do tempo existe fora do tempo, ele vive num eterno agora, visto que sem um tempo como o nosso não há para ele passado ou futuro.

            Para as coisas criadas não há como existir mudança de destino, mudança de rota, sendo que o criador as cria e define seu inicio e seu fim no eterno agora. Não tem como ele ter feito algo antes e mudar depois, visto que não lhe há antes ou depois, para ele é sempre agora.

            Agora ele planejou, agora ele criou, agora ele utilizou e também agora ele acabou. E agora mesmo ele está planejando e acabando, sendo que agora ele está criando e utilizando.

            Tudo que ele fez é perfeito e não tem necessidade de ser mudado, isso se deve ao fato de no planejar ele já ver acabado.

            Todas as coisas que o criador criou e colocou no tempo cumprem milímetricamente o querer perfeito do criador, pois antes de aparecerem no tempo já tinham o modo do seu final decretado.

            Mas por amor ao debate, vamos supor que o criador possa se arrepender de algum final e mudar a história de algo criado. Sendo que seu presente é eterno e seu agora está tanto na criação quanto a consumação de tudo criado, então mesmo que se fizesse alguma mudança na história de algo criado, a mudança já estaria pronta antes da existência da coisa criada no tempo linear e seu final decretado antes que ela existisse no tempo. Vendo isso, chega-se novamente a conclusão de que a história da criação segue milímetricamente a vontade do criador. Logicamente que a hipótese de alguma mudança após a criação de algo não passa de suposição, pois a idéia de “mudança após” contradiz a idéia de agora eterno, que é onde o criador existe, e também porque após é igual depois e simplesmente não há depois para o criador do tempo, já que depois é uma coisa do próprio tempo e o criador existe fora dele.

            A idéia de mudança é inconsistente, sendo que o momento em que a mente do criador concebe algo é o mesmo em que este algo já está acabado na eternidade.

            O autor de um livro é soberano sobre seus personagens, mesmo que as escolhas feitas por um personagem possam excitar algum leitor, estas foram determinadas pelo autor e até os fatores pelos quais essas escolhas acontecem foram determinadas pelo autor. Até mesmo o pensamento do personagem é criação do autor, até mesmo algum questionamento sobre a existência do autor por parte do personagem não existiria se o autor não tivesse escrito. Porem a soberania do criador sobre sua criação é muito maior do que a soberania que um autor de histórias exerce sobre seus personagens. O escritor é afetado pelo tempo linear e por outros fatores, já o criador não há nada que oprima, ele cria livremente.

            O criador é o único a verdadeiramente possuir livre arbítrio, visto ser ele o único a não ter fatores que afetam suas escolhas, o único a ter seus decretos plenamente cumpridos e satisfeitos mesmo antes que eles aconteçam no tempo linear.

            O criador é quem fez todas as coisas, ele define o que é perfeição, sendo que é ele quem a cria, logo ele mesmo é perfeito e traz sua perfeição para toda criação, ele não cria algo com defeito, pois se assim fosse não poderia ser dito perfeito porque não criaria com perfeição e se assim fosse, o criador apresentaria defeito em uma de suas facetas e isso por si só lhe tiraria o atributo da perfeição.

As criaturas tem dificuldade para entender a perfeição em todas as coisas criadas, pois no seu entender limitado não vêem perfeição em tudo e em todos, pois existem deficiências no caráter e ser de cada coisa. Toda via, a perfeição da criação é imputada pelo criador no seu propósito, é como a engrenagem de um automóvel, ela não será perfeita se usada como roda, porem para o propósito que foi criada é absolutamente perfeita (isso é só um exemplo para facilitar a compreensão sobre propósito, algum objeta medíocre pode argumentar contra a teoria atacando o exemplo, mas não se trás a baila da exemplificação o possível desgaste da peça ou quebra). Pode acontecer de a engrenagem de um automóvel ser usada fora do propósito para qual foi criada, mas isso nunca ira acontecer com a criação, pois a criação não tem a possibilidade de se desviar um milímetro de seu propósito, uma vez que seu destino já existe na eternidade antes que ela existisse no tempo linear, como foi explicado anteriormente. Aos olhos do criador sua criação é perfeita, pois cumpre perfeitamente seu propósito, tanto em coisas de boa ou má aparência (numa analise ultima, com visão de eternidade, conclui-se não existir propósito mal, pois cada coisa contribui para que se cumpra à vontade do criador no tempo linear). A perfeição da criação exalta perfeitamente a perfeição do criador.

A mente do criador é infinitamente mais sábia do que o entender de qualquer criatura, pode se perceber isso simplesmente olhando para sua obra de criar e determinar o propósito de cada criação na eternidade antes que ela existisse no tempo. Alguma criatura pode tecer objeções contra o destino imutável argumentado a possibilidade de fazer escolhas que as criaturas têm, mas para tanto simplesmente esquecem o fato de o criador ter definido tudo num mesmo momento de criação. O criador é quem fez as criaturas com desejos e volições, ele quem forjou o caráter de cada coisa. A vontade e as ações aparentemente livres das criaturas acabam por executar perfeitamente o propósito do criador, a forma como ele faz isso não encontra explicação detalhada nas mentes limitadas das criaturas, como ele pode usar os desejos livres e errantes das criaturas para cumprir perfeitamente seu propósito? Não se pode explicar esse processo com nossa inteligência limitada, mas podemos saber que isso é possível mesmo que não entendamos como, pois sabemos que a sabedoria do criador é infinitamente maior que a nossa, a ele tudo é possível, incluindo coisas que não temos capacidade nem de imaginar.

Podem surgir argumentos de que tem seu destino determinado, ou seja, são predestinados apenas alguns, aqueles que farão com que o propósito do criador se cumpra, mas isso mais uma vez contradiria a criação de tudo dentro do agora eterno, mas por amor ao debate, aceitemos temporariamente essa possibilidade. Se algum predestinado tivesse o propósito de chegar a determinado local às 13h21min e 58s, não poderia sofrer influencias, pois se alguém possuindo livre arbítrio decidir de alguma forma obstruí-lo um segundo que seja, nem que seja para uma conversa ou comprimentos, o propósito se frustraria, o exemplo pode parecer demasiadamente apegado a detalhes, mas se alguém chegar um minuto atrasado na rodoviária pode não conseguir mais embarcar no ônibus pretendido e seu propósito seria frustrado.

O criador não poderia ter criado e lançado suas criaturas no tempo os deixando as suas próprias escolhas? Esse questionamento tem sua resposta na contemplação do criador vivendo em seu eterno agora, o criador vê tudo ao mesmo tempo, o inicio e o fim das coisas, pois ele esta fora do tempo. Sendo assim, logo se entende que o inicio, meio e fim de cada criação já esta traçado, pois se assim não fosse não teria como ele saber o fim de algo antes que ela exista no tempo, ou seja, o tempo se aplicaria a ele, pois ele teria de esperar para ver o fim de algo, assim como nós seres do tempo. O criador esta no agora eterno, pois ele quem criou o tempo e existe fora dele, por isso vê o inicio, o meio e o final de tudo, se ele sabe essas coisas então elas são imutáveis. Se o criador já sabe o destino total da criatura antes que ela exista no tempo, então a trajetória de sua existência não tem como ser mudada, não há como ela, entrando no tempo linear, fazer algo diferente do que o criador já saiba sobre seu destino, se isso fosse possível e ocorresse, o criador poderia estar enganado sobre o futuro de alguma criatura, porem enganos não pertencem ao caráter de um ser perfeito.

Para exemplificar que a criatura não tem um real poder de escolha vejamos a seguinte situação: Em determinado tempo certa criatura tem de decidir entre A ou B, o criador sabe que ela escolhera A, mas devido a um pretenso livre arbítrio ela escolhe B. Se isso ocorresse a antevisão do criador estaria errada e traria erro ao seu caráter, o criador a partir daí não poderia mais ser dito perfeito.

Não há como alguma criatura mudar sua trajetória, porem um entendimento falho pode argumentar que isso não responde a questão antes proposta: O criador não poderia ter criado e lançado suas criaturas no tempo os deixando as suas próprias escolhas? Mas se for analisado que, como no exemplo, não há como a criatura escolher B sem quebrar a presciência do criador, e quebrar a previsão do criador é impossível, então soberanamente o único com real poder de escolha é o criador. Mas pode vir o argumento de que ele apenas saiba a escolha feita mas não exerça nenhuma ação sobre ela, e assim sendo, o poder de escolha esta todo na criatura. Já está explicado que nenhuma escolha é realmente livre, uma vez que antes de elas acontecerem no tempo, já estão imutavelmente efetuadas, mas para acabar com esse modo de argumentação, cabe uma outra análise, se as escolhas estão feitas antes que a criatura exista no tempo, logo não foi ela que efetuou as decisões, pois ainda não existia e por não existir ainda, não tinha capacidade intelectual para tal. Se não foi a criatura que tomou decisões por ainda não existir no tempo quando as escolhas foram feitas, quem decidiu com infinita sabedoria cada coisa, seguindo um perfeito propósito? Será que existe alguma outra força dentro do agora eterno, que é capaz de criar destinos? Uma espécie de “senhor dos destinos”? A resposta é obvia, o criador criou tudo do nada, e não há mais nada com ele, logo ele é único que criou tudo, incluindo os destinos das criaturas, é devido a isso que ele sabe seu inicio, meio e fim antes que elas existam no tempo linear. Isso é soberano significado de criador de tudo!

Em fim, existe um poderoso criador que fez tudo, sistemas solares e galáxias, que fez células e vírus, que fez criaturas pensantes, que também fez coisa que não se podem ver, como propósitos para suas coisa e destino, que pertence a uma de sua maiores criações: O tempo.

A única forma de negar a existência do destino é negando a existência de um criador total.

Pode-se ser ateu ou aceitar a idéia de um criador total, tendo em vista que é quase improvável que o acaso tenha gerado a perfeição da natureza, moléculas se encaixarem gerando sistemas demasiadamente complexos, estrelas enormes formada por átomos tão pequenos, realmente pode-se acredita que estas coisas se organizaram ao acaso?



“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antigüidade; que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade;”                                                                       Isaias 46:9,10

Comentários

  1. MUITA DIVAGAÇÃO, MEU CARO JEFERSON! PURA ESPECULAÇÃO SEM FUNDAMENTO BÍBLICO, AFINAL PRA DEUS SER COMO O AMIGO DIZ, ELE TERIA QUE EXISTIR SOZINHO, SEM SE RELACIONAR COM NINGUÉM, AFINAL PORQUE ELE ESPEROU PELA PLENITUDE DOS TEMPOS PRA PODER ENVIAR JESUS? O QUE O AMIGO PRECISA FAZER É ABRIR A MENTE E ENTENDER QUE O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO NÃO MUDAM AQUILO QUE DEUS É, EM SUA ESSÊNCIA E QUE ELE NÃO É LIMITADO AO TEMPO, COMO NÓS OS SERES HUMANOS, MAS O FATO DE ELE NÃO SER LIMITADO, NÃO EXCLUI O PASSADO, COMO COISAS QUE JÁ ACONTECERAM E O FUTURO COMO COISAS QUE ACONTECERÃO. O FATO DE DEUS SABER O FUTURO, NÃO FAZ DO FUTURO UM PASSADO. SE SALOMÃO DISSE QUE "PRA TUDO TEM UM TEMPO", ATÉ DEUS, DE ACORDO SUA PALAVRA, CONSIDERA ESSE TEMPO. FINALMENTE, PROCURE DIVAGAR MENOS E SER MAIS BIBLICAMENTE OBJETIVO NO QUE O AMIGO PUBLICA AQUI NA NET.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Pr. Maurício Irineu, talvez não tenhas entendido a finalidade deste artigo em especial. De fato, este artigo se trata mais de uma contemplação e análise de alguns atributos de Deus, tecendo algumas conclusões metafísicas e filosóficas. Entretanto, aconselho a leitura de outros artigos que escrevi, caso queira ver textos mais voltados para o âmbito teológico.

      No mais, percebi em seu comentário que tens uma certa dificuldade em conceber o raciocínio sobre a atemporalidade de Deus e sua relação com a Palavra (Bíblia) dada a nós humanos. É evidente que a Bíblia fala de "tempo" (como nos trechos que citastes), entretanto, Deus não está preso a esse tempo, e de fato, para Deus não passado ou futuro, Deus contempla todo tempo de uma só vez, participando nesse tempo que Ele mesmo criou, mas não estando preso a ele. Bom, não vou tentar abranger cada possível duvida que o Pr. possa ter, pois não quero me estender nessa resposta (se não se transformaria em artigo, pois gosto de imaginar cada possível duvida que o leitor possa ter, rsrsrs), mas, caso esteja com dúvidas quanto a essa relação metafísica entre a atemporalidade de Deus e tempo a qual nó humanos estamos presos, por favor, não hesite em perguntar, não garanto que responderei tudo a contento, mas o que estiver a meu alcance, responderei.

      Que Deus nos dê entendimento, fique na paz.

      Abraços

      SOLI DEO GLORIA

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Refutação - Provas Bíblicas Contra a Predestinação Calvinista

Versículos Contra o Calvinismo, Predestinação - Versículos a favor do Calvinismo, Predestinação.