sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Refutação - Provas Bíblicas Contra a Predestinação Calvinista

Existe um "estudo" que está circulando pela internet, sendo divulgado em vários sites e blogs. Nesse "estudo" está contido o que seu autor, e as pessoas que copiaram e também postaram o estudo consideram ser os dez pontos máximos para argumentar que o calvinismo é satânico. Entre tando o "estudo" mostra a fragilidade dos argumentos dos que defendem a total liberdade do arbítrio humano.
Tratei de refutar as considerações feitas por tal estudo e demonstrar a depravação da mente dos que distorcem as Escrituras a fim de exaltar o arbítrio da criatura.
Em branco estará o "estudo", em verde minha contra-argumentação e azul as citações bíblicas por mim inseridas.


Vejam o tal estudo:


Provas Bíblicas Contra a Predestinação Calvinista

Dentre as múltiplas citações escriturísticas, que contradizem o ensino satânico de Deus haver predestinado pessoas para a perdição, as 10 seguintes devem ser destacadas, por sua objetividade e clareza ímpar:

1ª) 1 Tim. 2:4 – "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno

conhecimento da verdade." O relato de Paulo aqui não admite divagações. Sua declaração nos leva a

afirmar: ninguém foi designado para a perdição.



Verdade? Então por que Deus diz haver criado todas as coisas com um proposito, até o ímpio para o dia do mal (Pv 16:4), mas sei que já estão “vacinados” contra esse versículo de provérbios (vacina do diabo, pois vacina as pessoas contra as Escrituras), por isso vou colocar outro versículo em apoio:



“e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.”

                                                                                         I Pedro 2:8



2º) II Ped. 3:9 – ". . . não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao

arrependimento."

É impossível, harmonizar – Deus não deseja que alguém se perca, com a ideia de Ele escolher

pessoas para serem destruídas.



Talvez o autor desse estudo não goste muito de ler a bíblia e por isso ache mais fácil distorce-La, pois ao ler o contexto do livro de II Pedro pode-se perceber que essa carta do apostolo de forma alguma fala o que o autor do estudo pretende dizer, pra começar vejamos pra quem é esta carta:



1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor;

3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;                II Pedro 1:1,2 e 3



“Texto fora de contexto é pretexto!” O primeiro capitulo da carta fala, além das saudações (que salientam que a carta é direcionada a crentes), sobre o desenvolvimento da fé, caso queira comprovar isso é só ler o resto do capitulo, coisa, alias, que faço questão, pois só a verdade do evangelho liberta do engano.

O segundo capitulo adverte contra os falsos mestres:



1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

2 E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade;

3 também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.                       II Pedro 2:1,2 e 3



Continuando dentro do CONTEXTO DA CARTA, Pedro depois de falar sobre o desenvolvimento da fé no primeiro capitulo, no segundo adverte sobre os falsos mestres, e um detalhe importante, Pedro diz que eles são: “movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio”, observemos, são as igrejas calvinistas as mais ricas? De fato, não! Foi de dentro das igrejas do livre-arbítrio que surgiram absurdos gananciosos como a teologia da prosperidade, As igrejas arminianas são as mais famosas no meio “gospel” sem nunca esquecer seus incessantes apelos por ofertas e dízimos, porem fora do meio evangélico temos a mais rica de todas as igrejas que se dizem cristãs, a católica, que em um de seus concílios declarou que fosse maldito aquele que tocasse no arbítrio humano.



Porem, voltando ao contexto de II Pedro, por fim, chegamos ao capitulo em questão, cujo assunto é a aparente demora para volta de Cristo, onde os falsos começam a escarnecer:



sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências,

e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.                                                           II Pedro 3:3,4



A pergunta: Onde está a promessa da sua vinda? E então a resposta:



O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco [os crentes. Citados em II Pedro 1:1], não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.



Importante é notar que o autor desse “estudo” foi muito tendencioso e até desleal para com a Palavra de Deus, pois isolou apenas a parte do versículo que lhe serviria para distorção. Não seria preciso nem toda essa análise de contexto que fiz, pois o mal-entendido proposto pelo autor do “estudo” se resolveria analisando cuidadosamente apenas o versículo proposto.

Vejam o que se diz: porém é longânimo para convosco, esse CONVOSCO, são os crentes (como vimos, a carta é para crentes), e para esse CONVOSCO/OS CRENTES é dito: não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.



É realmente desejar impor uma interpretação, dizer que num mesmo versículo fala aos crentes e depois, sem nada que indique isso, dizer que o versículo é universal



Vou dar um exemplo, eu poderia dizer em determinada situação: Peço que permaneçam no ônibus por mais que a viagem demore, pois quero que TODOS cheguem ao destino.

-Pergunto, quem interpretaria o TODOS do meu exemplo como se referindo a cada individuo do universo em cada tempo histórico?





3ª) Apoc. 22:17 – ". . . quem quiser receba de graça a água da vida."

Todos têm a oportunidade, graças a Deus. Aqui entra em cena a vontade pessoal. Querer é um

verbo que indica vontade, portanto a pessoa escolhe; não aparece a imposição.

Maravilhoso é o livre arbítrio concedido por Deus.



Pobre arminiano, sempre em que entra o verbo querer ele confunde com o verbo PODER. Esquece-se de que não depende de quem quer, mas de Deus usar de sua misericórdia (Rm 9:16), sei que muitos pensam estar vacinados contra Rm 9, mas estão claramente enganados, porem não vou me ater a diluir isso gora, pois tomaria muito tempo, até porque, outras partes da Palavra dão conta de explicar a confusão dos que amam o arbítrio humano.

Outro ponto é que, estando o homem morto em delitos em pecados, quem ha de querer a vida vinda de Cristo? Isso lembra o Evangelho de João, onde o verbo querer também está presente, nessa ocasião Jesus discursava aos judeus depois de haver curado no sábado.



Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer.                 João 5:21



E mais adiante Jesus diz aos judeus:



mas não quereis vir a mim para terdes vida!

                                                                                     João 5:40

Note que é uma exclamação e não uma interrogação no fim da frase, pois não está perguntando, como se fizesse um convite.

Vejamos o que Jesus ensina mais tarde:



Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.                                            João 6:37



E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.

                                                                                    João 6:39

*Por favor, que nenhum arminiano interprete esse TODOS do versículo acima como toda a humanidade em todos os tempos.



Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.                                             João 6:44



E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido.

Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.                                                    João 6:65,66





*Me pergunto se muitos dos que se dizem discípulos ainda andam com os ensinos de Cristo...

* Importante notar que o mesmo autor de Apocalipse é quem relata esses ensinos de Jesus acima citados, será que em Apocalipse João queria mesmo dizer isso que autor do “estudo” quer que pensemos?



Agora já posso imaginar perguntas surgindo - ... “por que Deus toca em nosso querer, se pelo que Jesus ensina, não depende do nosso querer, mas do querer de Deus?”...

Um homem não regenerado não PODE querer ser vivificado por Jesus, ou você já viu um morto querendo ficar vivo? Só os vivificados por Deus vão desejar receber de graça a agua da vida.

Ai alguns diriam: “...-Por que então diria para que queiramos algo que em verdade nem todos podem querer?...”

Eu diria que acontece vários casos onde Deus pede algo que Ele sabe que não podemos fazer. Por exemplo, Ele manda que todo homem cumpra a sua Lei, mas:



Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o PODE ser;       Romanos 8:7



Eu iria comentar sobre o crer para ser de Cristo, mas deixo para a próxima questão do autor...





4ª) São João 3:16 – ". . . todo aquele que nele crê. . ." Deus decretou que todos os que aceitarem a

Cristo se salvem. Não decretou que todos devem aceitar a Salvação que Ele oferece. Deus não força a

vontade de ninguém.



Repetindo:

E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.

Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

                                                                                           João 6:39,40



O autor do “estudo” cita João 3:16: ". . . todo aquele que nele crê. . ."

Mas quem crê?



Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;

eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.

Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

                                                                                   João 10:26,27,28



O texto sagrado é explicito, só as ovelhas de Cristo creem, e antes que o arminiano faça mais confusão, cabe explicar que não é a vontade do homem que o faz vir a Jesus, pois é o Pai que dá as ovelhas a Cristo, e que ninguém ouse dizer que as ovelhas de Cristo são pessoas que livremente escolhem Lhe seguir, e que depois disso então Deus as dá como ovelhas de Cristo, pois Jesus diz:



Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.                                            João 6:37



E não: Todo que vir a mim o Pai me dá.



5ª) Ezeq. 18:32 – "Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus, Portanto

convertei-vos e vivei."

Deus tem prazer na salvação, nunca na perdição.



Mais um caso de falta de contexto, e ainda distorção de assunto, pois eleição e predestinação em nenhum momento são o tema desse trecho citado. O assunto é que Israel acusa o Senhor de ser injusto (Ez 18:25), porem Deus fala para que eles se arrependam, pois eles são quem andam em caminhos tortos.

E o caso do versículo em questão, é que realmente Deus não tem prazer na morte, pois seu prazer está na vida dos seus justo, na morte do ímpio está a IRA de Deus. Com relação ao apelo para o  convertimento é sabido que só as ovelhas de Deus ouvem e dão crédito aos apelos da palavra, e esse é o meio pelo qual Deus converte os seus, os demais são endurecidos.

Se alguém achar raso esse ensino, e achar que não é a verdade da Palavra para esse trecho, vale lembrar que Deus de antemão disse que eles não se arrependeriam



Mas a casa de Israel não te quererá ouvir; pois eles não me querem escutar a mim; porque toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração.                                                          Ezequiel 3:7



Com base nesse versículo acima dá até pra imaginar alguns livre-arbitrianos murmurando:

“...- Ah, por que falar a Israel se o Senhor sabe que não ouvirão?!?...”

Fazem o mesmo com relação ao evangelismo...



6ª) Mat. 7:21 - "Nem todo o que me diz : Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus."

Muitos não serão salvos, porque não aceitam as condições da salvação.



O autor do “estudo” deve estar confuso, pois novamente ele está errando o tema do versículo. O tema aqui são os frutos, "toda a arvore boa produz bons frutos” (Mt 7:17), não tem nada haver com “condições da salvação”.

Esse texto é longamente utilizado por calvinistas para mostrar que não são pelas obras que se obtém salvação.





7ª) Jer. 21:8 – ". . . Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte."

Para que dois caminhos se a sorte de cada um já está traçada antes?



O autor do “estudo” não entende que Deus utiliza o querer do homem para cumprir seu Decreto, e que mesmo que o homem tenha varias opções, ele acaba por escolher exatamente como antes da fundação do mundo Deus já sabia.

O homem não tem poder para controlar nem o dia de sua morte



Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; tu lhe puseste limites, e ele não poderá passar além deles.                                                                                       Jó 14:5



Muito menos seus caminhos...



O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos.                                                                     Provérbios 16:9



...mesmo em meio a opções.



8ª) Apoc. 2:10 – ". . . Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida."

Vejam que a salvação também depende de nós. Depende da nossa perseverança. Heb. 3:14.



Existem varias passagens que mostram que os verdadeiros crentes são preservados eternamente...



Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.                                            João 6:37



eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.                                           João 10:27



... mas quero analisar mais profundamente este:



o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações.                                                       II Coríntios 1:22



se alguns dos selados por Deus pudesse atingir uma queda final da Graça, então Deus teria de se desfazer do Espirito Santo, pois Ele pois em penhor o Espirito em nossos corações, será que Deus brincaria dessa forma consigo mesmo na forma da terceira pessoa da Trindade?

Alguns podem argumentar: “...- Ah, se uma vez salvo, sempre salvo, como fica aqueles que eram tão fervorosos e depois abandonaram a fé? Mesmo tendo uma vida de pecados e abandonando a Cristo, eles serão salvos? Eles um dia aceitaram a Jesus...”



Nesse caso existem duas hipóteses:

Pode ser que a queda desse não seja final, então em algum tempo Deus lhes dará arrependimento e lhes fará voltar à vida cristã;

Ou a conversão destes era falsa, e eles abandonam a Cristo porque nunca foram ovelhas dEle, veja:



Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.                         I João 2:19



9ª) Atos 17:30 – ". . . agora, porém notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam."

O convite a todos para que se arrependam seria um escárnio ao nome de Deus se os homens não

se pudessem arrepender. Paulo declara em Tito 2:11 que "a graça de Deus se manifestou salvadora a

todos os homens."



As vezes da a impressão que o autor desse “estudo” fez uma busca numa bíblia digital pela palavra “todos”, então quando aparecesse alguma com algum contexto que lhe parecesse favorável, ele apresentava.

Se Deus quer realmente que todos os homens se arrependam, mas estes não se arrependem, então deve haver algum problema. O autor do “estudo” sugere que os homens não se arrependem porque não querem, porem Deus quer que eles se arrependam. Por conclusão desse raciocínio temos que o proposito de Deus se frustra e o querer do homem prevalece, porem, é o que a Bíblia diz?



Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá.                                           Provérbios 20:21



Se levarmos como verdadeiros os argumentos do autor desse "estudo” teremos a imagem de um deus que quer fazer o bem, e o faria se pudesse, mas não pode, pois seus propósitos dependem da aprovação da criatura para cumprirem-se, ou não.



10ª) I Tes. 5:9 – "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante

nosso Senhor Jesus Cristo."

Esta declaração é muito significativa e seria suficiente para desmoronar o frágil edifício dos

calvinistas.

Após a leitura destas passagens a nossa conclusão só pode ser esta: Deus não predestinou que

pessoa alguma se perca.



Não sei como alguém poderia dar crédito a esse “estudo”, pois seu autor claramente distorce a palavra. Em I Tes. 5:9, é uma carta para crentes (I Tes 1:1), da igreja de tessalonica, é logico que eles como eleitos, não são destinados à perdição, perceba que Paulo fala:” ...Deus não nos destinou para a ira”, esse “nos” deixa claro que ele não se refere a cada individuo do mundo, mas aos crentes tessalonicenses.

Seguindo o raciocínio, vemos que Deus não NOS (crentes tessalonicenses) destinou a ira. Porque Paulo, nessa passagem, assevera que essas pessoas (tessalonicenses) não foram destinadas à ira? Será que é porque existem pessoas que foram deixadas de fora do plano de salvação?



A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do Abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.                                                             (Apocalipse 17.8)



Por fim fica clara a depravação do homem, e isso se manifesta nesse estudo, onde o autor tenta de varias formas elevar a criatura e diminuir o Criador com relação a Seu Decreto Soberano e Eterno.



O autor chama um ensinamento Bíblico de satânico: “ensino satânico de Deus haver predestinado pessoas para a perdição” mas se a Bíblia assim diz, e Ela(a Bíblia) é a palavra de Deus, este homem blasfema, chamando o próprio Deus de satânico.



O que Palavra diz com relação a isso:



E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;                                                            Romanos 9:22



Alguns argumentam que a Bíblia nesse capitulo fala de um povo, o que é facilmente demonstrado que não, porem, mesmo que assim fosse, não mudaria o fato de que existem vasos preparados para perdição, e note o fato de que Palavra não diz que eles(os vasos) prepararam a si mesmos para perdição, mas sim que foram preparados, e preparados por Deus, será que o autor do estudo já leu Romanos? Pois ainda em Romanos:



E qual foi a resposta divina? “Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal.” Assim, hoje também há um

remanescente escolhido pela graça. E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça. Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos, como está escrito: “Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje.”       (Romanos 11.4-8)



Na parte sublinhada do texto supracitado parece haver contradição entre o que o autor do “estudo” diz (“Deus não predestinou que pessoa alguma se perca.”) e a Bíblia, mas é claro, estes textos o autor do “estudo” não comenta...



Outro precioso texto:



“e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.”

                                                                                         I Pedro 2:8





Porem com relação à destinação para salvação eis um texto que não deixa dúvidas:



Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna.                                                                               Atos 13:48



Notemos que não foram todos os gentios que creram, só os que haviam sido destinados para vida eterna.



Meditemos nos textos, e não nos deixemos iludir por “estudos” daqueles que se rebelam contra soberania de Deus.



Que Deus nos de entendimento.

Amem


21 comentários:

  1. Oi Jeferson! Cara, demais seu estudo! Uma dúvida: você foi eleito para ser salvo?

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    1. Sim, o eleito é escolhido na eternidade, na atemporalidade Divina, porem quando nasce e entra no tempo linear, é um filho da ira como qualquer não eleito, e então, no momento que aprouver a Deus, o Esp. Santo lhe regenera e ele então está salvo e sua eleição se torna conhecida. Ou seja, a eleição é para salvação e não o contrario, não ocorre de uma pessoa se salvar para dai ser eleita, pois dai então seria uma "auto-eleição" e não poderia ser um eleito de Deus e sim um eleito de si mesmo.

      Tem uma teoria arminiana que diz que a eleição é por presciencia, que Deus olhou pela eternidade e viu quem livremente creria nEle, e então após simplesmente prever o que o homem faria, o elegeu(pela decisão do homem). Tem um texto meu aqui no blog que é uma reflexão sobre a atemporalidade Divina, creio que meditando nesse tema podemos perceber que essa teoria não subsiste e é de fato muito frágil, o texto se chama "Pensamentos sobre o Criador", logo abaixo está um link pra ele, peço que leia e medite no tema:

      http://verdadequeliberta-jeferson.blogspot.com.br/2012/01/pensamentos-sobre-o-criador.html

      Que Deus nos dê entendimento
      Amem

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  2. em apocalipse 3 há pelo menos duas passagens em que Deus insinua que se não houver arrependimento e correção seriam vomitados e que no verso 20 ele permaneceria do lado de fora da vida dos crentes, mas como eles(os crentes) se arrependeriam houve uma falsa correção pois os crentes iriam mudar e isso foi só pra dar medinho, sendo que o que convence o homem do pecado da justiça de do juízo só convence o que pode ser convencido, tarefa fácil para quem intercede pelos que convence com gemidos inexprimíveis rm 8:26, foi só uma hipérbole hiperbólica, tendo por certo de que pediam corretamente e como marionetes caminham.

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    1. Um dos problemas várias vezes proposto em debates, e sempre presente nas mentes dos que defendem a total liberdade do arbítrio humano, é querer ir além do que a Bíblia explica, e dai surgem objeções tais como: “...se é predestinação, então por que ter dois caminhos, por que disso, daquilo e daquele outro?”, se você se enquadra nisso, peço que leia sem nenhum preconceito Rm 9: 18,19 e 20, pois lá está a objeção e a resposta que o Esp. Santo, através de Paulo, dá para tal inquisição.
      Cabe entender que Deus não apenas decreta o fim de cada coisa e pronto (fatalismo), mas determina tanto os fins como os meios, ou seja, Deus tem seus eleitos antes da fundação do mundo, mas Lhe aprouve que esses fossem regenerados com o chamado universal do evangelho (Rm 8:28), e que perseverassem na fé através de exortações, os verdadeiros eleitos dão ouvidos a exortação, os falsos se perdem, Deus poderia ter salvo quem queria num estalar de dedos, mas, pelo Seu livre arbítrio, quis que fosse da maneira que é.

      Agora seguindo a linha de raciocínio que você propõem, o Espirito só teria mérito em interceder (Rm 8:26) se não soubesse que aqueles por quem ele intercede vão dar ouvidos a exortações?
      Tendo em mente a presciência Divina, sabemos que o Espirito de Deus sabe o que ocorrerá, e que de fato, aqueles por quem intercede serão salvos (como está bem claro seguindo o contexto do capitulo), você não acha que se enreda tecendo esse tipo de objeção???
      E outra, falar sobre haver “tarefa fácil” para Deus na terceira pessoa da trindade, é supor que haja algo difícil para Deus, você crê num deus assim? Não é complicado entender porque quem defende o livre arbítrio concebe pensamentos heréticos dessa magnitude, pois, para eles, pelo livre arbítrio, o vontade do homem é tão forte, que é difícil até para o Espirito convencer algum ser humano.

      Sobre Ap.3:20, como você bem destacou, se está falando já para crentes, e esse “estou a porta e bato” não é num sentido evangelístico para salvação/conversão, por tanto se trata de uma exortação, como você observou. Então, fica claro que isso se encaixa naquilo que já expliquei a cima, Deus elege tanto os fins como os meios, não cabe a eu dizer que era pra “dar medinho” ou fazer alguma outra observação depreciativa sobre os métodos que Deus emprega, mais uma vez, apelando a presciência, posso dizer que Deus sabia se ouviriam ou não a repreensão. E no caso de Deus saber, antes da exortação, que ouviriam, você crê que estaria errado Deus fazer da forma que fez?

      Caberiam ainda outras observações, mas a resposta já está muito extensa...
      Fique na paz de Cristo, e que Deus nos acrescente sabedoria.

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  3. Eu creio e defendo a Soberana Graça de Deus, mas sempre digo, quer alguém seja arminiano, calvinista, ou siga qualquer outra linha teológica, que acima dessas coisas devemos ser bíblicos, e dessa forma afirmar tudo que a Bíblia afirma, então se a Bíblia fala de dois caminhos, porta estreita e larga, escolhas e afins, eu afirmo isso e digo amem, porem quando fala de decretos, eleitos, escolhidos, predestinados, etc. eu também afirmo e digo amem.
    Nisso de ser totalmente Bíblico posso dizer, sem medo de retaliações, que não entendo com muita profundidade algumas relações que a Bíblia traz, como a responsabilidade humana e a Soberania Divina, e alguns outros antimônios, como a doutrina da Trindade (posso dizer que é bíblica, que alguns aspectos são entendíveis, mas não posso dizer que entendo a relação da Trindade em toda sua complexidade).
    Sobre responsabilidade humana e a Soberania de Deus sempre noto que alguns defensores da predestinação perdem o foco e acabam por querer negar a responsabilidade humana, mas de modo geral, é quem defende o livre arbítrio que faz grande empenho para distorcer o significado da predestinação bíblica, não a reconhecendo, misturando seu significado com presciência (que é outro termo bíblico, com definição própria, bem como predestinação), tornando a eleição que é algo ocorrido na eternidade em uma coisa temporal, determinada, não por Deus, mas pelas escolhas dos homens e por ai vai...

    Devemos ser CRISTÃOS BÍBLICOS, afirmando e amando o que a Palavra de Deus diz, tendo em mente que as coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem (Dt 29:29), e entender que tem coisas na grandíssima sabedoria Divina que não foram feitas para serem compreendidas, mas sim adoradas, pois quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos(Rm 11:33)!

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  4. “Insondáveis são os seus juízos”
    Já conversei com muitos defensores do livre arbítrio, e tem alguns com objeções simples, outros com questões mais complicadas, mas conforme as objeções vão se esvaindo, sobram algumas indagações sobre a própria pessoa, com relação ao seu pecado, um medo de estar atribuindo suas falhas a Deus caso creia na predestinação, e de modo geral, não importa o quão complexo comece o debate, geralmente o amago da não aceitação das doutrinas da Graça Soberana está nessa questão:

    “se a predestinação é verdadeira, então quando pecamos fomos predestinados por Deus a isso, se fomos predestinados por Deus ao erro, por que Ele ainda nos condena? Isso é injusto!”

    Veja esse trecho:
    Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.
    Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
    (Rm 9:18,19)
    Não é essa mesma objeção que Paulo prevê?
    E olhe a resposta bíblica pra ela:
    Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
    Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?
    (Rm 9:20,21)

    Sobre isso de pensar que Deus é injusto cabe dizer que a Bíblia diz que nossa justiça é como trapo de imundícias(Is 64:6), como então, mesmo sabendo o que a Bíblia conta como é o agir de Deus, podemos julga-Lo e ainda o acharmos injusto, sendo que a Palavra diz que seu juízos são e insondáveis e que a nossa justiça é que falha, não é muito atrevimento, falta de temor e falta de fé, para entender e aceitar o que a Bíblia diz que somos(injustos) e o que Deus é(justo)?
    É essa a resposta Bíblica que temos para a pergunta de como se relaciona o fato de Deus ser soberano sobre tudo e exigir de nós santidade sob duras penas. Entendo perfeitamente essa relação? Não, mas encontro ela varias vezes na Bíblia, Rm 9 é apenas um exemplo. Tentar entender questões como estas é que impedem uma plena aceitação das verdades da Palavra, e fazem com que o gozo na Graça e Misericórdia de Deus nunca seja pleno, pois se não entendemos isso não entendemos que nossa salvação é uma obra 100% de Deus, pois se não cremos em eleição, ficamos a pensar que no fundo somos salvos porque tomamos a decisão certa.
    Devemos ir até onde Deus revelou, onde não revelou, esperamos para entender na eternidade.

    Experimente ser 100% bíblico e logo você entenderá e crerá que sua salvação depende inteiramente de Deus, e que sua santificação não é PARA SER um escolhido, mas POR SER um escolhido!

    Que Deus nos dê entendimento
    Toda Gloria a Deus
    Amem

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    1. Amado irmão eu sou pai de três filhos, os quais amo muito e quero todo o bem pra todos de igual modo.
      Você sendo pai de filhos teria a capacidade de ELEGER uns para a vida eterna e outros deixar para a condenação eterna. Sabendo que você pode salvar a todos...?

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    2. Irmão Luis, uma coisa muito importante deve ser dita, nós não somos Deus, e devemos ter em mente que todos os FILHOS de Deus são salvos, veja:

      Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
      Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
      João 1:12-13

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  5. Olá Amado irmão Jeferson. Sou Silva Luis.
    Gostaria que o irmão desse seu parecer nestes versículos: Ezequiel 33:11-16.

    11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva...

    "Fica claro que Deus não tem prazer na morte do ímpio, ou seja é da vontade de Deus que todos se salvem"
    **************************************************************************************************************
    12 Portanto tu, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; "e, quanto à impiedade do ímpio, por ela não cairá ele no dia em que se converter da sua impiedade"; nem o justo pela justiça poderá viver no dia em que pecar.

    "Veja que Deus diz que o ímpio não será condenado no dia por sua impiedade no dia em que se converter"
    **************************************************************************************************************
    13 Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, nenhuma das suas obras de justiça será lembrada; mas na sua iniqüidade, que praticou, nessa morrerá.

    Vejamos que Deus diz "Quando Eu disser ao JUSTO"certamente viverá se ele confiar na sua justiça e praticar iniquidade certamente esse JUSTO morrerá" ou seja mesmo depois de declarado JUSTO está sujeito a perecer.
    **************************************************************************************************************
    14 Demais, quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar a retidão.
    15 se esse ímpio, restituir o penhor, devolver o que ele tinha furtado, e andar nos estatutos da vida, não praticando a iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.
    16 Nenhum de todos os seus pecados que cometeu será lembrado contra ele; praticou a retidão e a justiça, certamente viverá.
    **************************************************************************************************************
    "Veja aqui Deus diz que se disser ao ímpio que ele morrerá e esse se converter do seu pecado... certamente não morrerá" Como o irmão explica isso?
    **************************************************************************************************************
    Sabemos que a Salvação depende unicamente de Deus. Em 1 Tm 2:4 diz que Deus quer que todos os homens se salvem... Como então Deus escolheu uns para a salvação e outros deixou para a perdição, se a nossa Salvação depende de Deus? Ele quer ou não que todos sejam salvos?
    **************************************************************************************************************
    Todos pecaram e ficaram destituídos da gloria de Deus, ora sendo Deus o criador de todos como pode agora criar um plano de salvação para uns e condenar os demais. Não seria injustiça da parte do Criador? Nenhum tinha direito então sendo Deus justo como pode dar direito a uns e outros não, isso não seria fazer acepção?
    **************************************************************************************************************Deus enviou seu filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. vemos que em João 3:16-18. fica claro que a salvação está condicionada ao CRÊ nEle logo entendemos que o homem será condenado por não CRÊ em Jesus e não porque Deus tenha elegido uns e outros não.
    **************************************************************************************************************

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  6. Como posso crê em um deus que podendo livrar a todos os homens da condenação, resolve escolher apenas alguns e deixa os demais a merce do diabo?
    Não seria o sacrifício de Jesus suficiente para salvar a todos?

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  7. Olá Gê luis, creio que você não leu na integra esse artigo em refutação as interpretações dos que defendem o livre-arbítrio tem de muitos versículos, pois em sua argumentação estão presentes muitos versículos sobre os quais já tratei. Como expliquei no início, escrevi esse artigo refutando um estudo contra o calvinismo.

    Como já escrevi refutando interpretações dos defensores do livre-arbítrio de vários versículos, não pretendo me alongar muito agora.

    Sobre Ezequiel cabe dizer que Deus falava ao povo de Israel, que reclamava que o pecado dos pais cairiam sobre os filhos, e é nesse contexto que é falado os versículos que você citou, também deve ser notado que esse arrependimento era proposto para o povo de Israel e não a toda humanidade, ou seja, esses versículos não ajudam os defensores do livre-arbítrio a argumentar que não existem repobros desde a eternidade.

    Sobre o desejo manifesto em Tm, não podemos crer que esse desejo seja no sentido a tornar a salvação efetiva na vida de todos os seres humanos em todas as epocas, pois, como sabemos, existem condenados, e se sua interpreta estiver correta, então Deus teria que estar mentindo quando disse:

    [...eu sou Deus,(Isaías 46:9)]
    Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, E FAREI TODA MINHA VONTADE.
    Isaías 46:10

    Em João 3:16-18 fala sobre "todo que crer", e eu pergunto, quem crê? A quem é dado crer? Quero que análise a seguinte passagem:

    E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele;
    Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
    POR ISSO NÃO PODIAM CRER, então Isaías disse outra vez:
    Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.
    Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele.
    João 12:37-41

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    1. Com todo respeito sua doutrina leva a ignomínia. Me parece argumentos de seres humanos pretensiosos que se acham melhores que os outros, me faz lembrar de um ser que caiu pela sua pretensão e orgulho: Lúcifer! Por sinal ate ele juntamente com os demais pobres escolhidos para serem lançados no inferno, meras marionetes de sua doutrina, teriam defesa diante de qualquer um que busca a justiça, pois se nunca puderam escolher que culpa eles tem? essa doutrina é perigosa também porque leva a crer que um pode fazer tudo que no final como era eleito vai para o céu e o outro coitado pode fazer tudo que irá para o inferno. Seus argumentos nada combinam com o DEUS que deu seu próprio filho para todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha vida Eterna!

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  8. O foco do irmão Luis e de muitos outros está errado, pois em ler a Palavra tem em mente o homem, são antropocêntricos, e se esquecem que tudo que Deus faz tem como finalidade ultima a própria gloria de Deus.

    Nesse ponto cabe observar que Deus também é glorificado na condenação dos ímpios. Deus é o oleiro e faz o que quiser com o barro, o vaso formado não tem direito de questionar o criador.

    Com relação a reclamação de injustiça em Deus salvar apenas alguns e não a todos, devemos saber que justo mesmo era estarmos todos no inferno nesse exato momento, então como podemos ter a ousadia de reclamar se Deus em sua misericórdia decidiu, por pura graça, salvar alguns, quando a justiça nos condena ao inferno?

    Sobre a abrangência do sacrifício de Cristo, não vejo visão que mais glorifica esse ato do que o calvinismo, pois nesse sistema teologico vemos que o sacrificio de Jesus realmente salva, pois por todos aqueles que Ele morreu, estes serao salvos. Em outros sistemas o sacrificio de Cristo não salva ninguem, apenas torna a salvação numa possibilidade, e ainda verte em vão por muitos. É logico que existe virtude no sangue de Cristo para salvar o mundo e quantos mundos mais viessem a existir, mas essa virtude, por decreto de Deus, só se mostra eficaz nos que Deus intencionou, desde antes da fundação do mundo, salvar.

    Se você não pode crer nesse Deus, você não pode crer no Deus biblico.

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  9. Ótimos argumentos. Parabéns pelo blog. Não defendo posição teológica nenhuma. Sou direto e prático, sem lengas. 1. Como sei se sou salvo? 2. Se sou, posso trair minha esposa pra sempre, matar um cara que me fez uma maldade zoada e viver loucamente e despreocupado? E você, vai queimar no inferno? Se você tivesse essa certeza de que iria ser condenado ao fogo do inferno eternamente, continuaria defendendo o calvinismo? Aguardo resposta. Obrigado.

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    1. Olá Jorge Farias.

      Vou direto a suas perguntas, na numeração que colocaste.

      1- A Bíblia diz "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."
      (Romanos 8:16). Se pode ter certeza dessa certificação para saber se é salvo se você busca com afinco e SINCERIDADE as coisas de Deus, anseia por Deus, abomina o pecado e sente nojo do pecado que nos tempos antigos se orgulhava (não que não cometa mais pecados, porem estes não são propositadamente contumazes). Cabe dizer que a veracidade do seu desejo por Deus só pode ser medida por você e por Deus, a resposta que dei ao "Como sei que sou salvo?" só serve para você se assegurar de sua salvação, não para julgar a certeza da salvação de outros.

      2- Aí está uma questão que agradeço imensamente por você ter feito, pois é um erro básico dos que acreditam no livre-arbítrio. Se você for um salvo, você fara as coisas que descrevi na pergunta 1. Se você fizer estas coisas que descreveu, com toda certeza você não é e nunca foi salvo. Deve-se entender que quando a salvação ocorre, Deus regenera o homem, o tornando em um ser espiritual, não mais carnal, e ainda que cometa alguns pecados, sua nova natureza não o deixa viver deliberadamente nas práticas que você citou, ou seja, muito longe da doutrina da predestinação, com relação a salvação eterna, tornar o homem que tem certeza de sua salvação em um pecador inconsequente, o verdadeiro salvo tem seu desejo voltado para Deus. O homem que vê na certeza da salvação uma licença para pecar, pode ter certeza de que nunca foi salvo.

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    2. Ótimas perguntas, acontece é que os calvinistas gostam muito desses versículos que mostram a escolha e soberania de Deus, mas ignoram os demais, não procurando entender a Bíblia em seu contexto. A vida seria uma comédia se João Calvino estivesse certo. Ninguém pode ter certeza de nada senão hoje. O que nós sabemos é que até aqui nos ajudou o Senhor (I Samuel 7:12) e o futuro está na mão de Deus. Eu posso rejeitar a salvação se eu quiser, Deus não me obriga a nada. Todo homem foi feito inteligente, capaz de tomar decisões. Não preciso citar muitos versículos, a Bíblia toda diz isso e a Bíblia toda tem o apelo de Deus para nos achegarmos a ele, como diz em Tiago 4:8. Santifiquemos, porque assim apesar de não merecermos seremos salvos.

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    3. Olá anônimo
      Como já dito, e creio, satisfatoriamente demonstrado, não há problemas com a interpretação bíblica calvinista. Lidar com versículos que podem dar, aparentemente, base para o livre-arbítrio foi justamente a motivação deste artigo, nessa postagem lidei e respondi biblicamente a interpretação dos defensores do livre-arbítrio sobre vários versículos. Você faria bem em ler o artigo principal antes de pular diretamente para os comentários, talvez isso evitasse suas afirmações descabidas com relação ao calvinismo, pois provavelmente muitos de seus pressupostos mais "fortes" desmoronariam antes que você chegasse a pensar em tecer comentários.

      Não quero ser ríspido, desejo que entendas o que de fato o calvinismo defende, e passa longe de afirmar que o homem não faça escolhas ou não tome decisões. Mas pelo rumo de sua argumentação percebo que você é ignorante quanto estado decaído do homem devida ao pecado original.

      Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
      Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
      Romanos 3:11-12

      Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
      Romanos 3:23

      O calvinismo não nega a tomada de decisão/escolha, porem, afirma, embasado pela Bíblia, que essa escolha é escrava do pecado e nunca se viraria para Deus sem que antes Deus haja no homem. Nós calvinistas conhecemos os trechos bíblicos de apelos ao arrependimento, convites, exortações, etc, mas vemos que se não for Deus primeiramente agir na vontade humana, os homens nunca atenderiam tais chamados e apelos. Não negamos que o homem tenha vontade, só concluímos biblicamente que essa vontade de forma alguma é totalmente livre.

      Mas daí vem a pergunta: Será que Deus agiria em algum homem, libertando-o de sua natureza pecaminosa, colocaria nele o selo do Espírito Santo, para depois permitir que esse homem se perca?

      As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
      E dou-lhes a vida eterna, e NUNCA hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
      João 10:27-28

      Reflita, e tome cuidado com algumas afirmações que fizeste, pois pode incorrer em heresia.

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  10. Então, pra que fique claro, deve-se entender que se você for um salvo, você NÃO vai querer deliberadamente viver da forma que você descreveu, se você foi verdadeiramente regenerado por Deus, se sua natureza foi mudada, essa possibilidade simplesmente não existe, se por um acaso alguém, se achando salvo, viver assim, este com certeza está enganado.

    Continuando, tenho certeza de minha salvação e não vou queimar no inferno, porem, se eu não fosse cristão, com certeza odiaria essa doutrina, não por ela ser errada em algum ponto (lógico, se eu não fosse cristão a acharia totalmente errada em todos os pontos), mas por não conseguir entende-la, pois não estaria em mim o Espirito Santo que nos faz entender as Escrituras.
    Sendo mais profundo, se caso eu fosse um réprobo, a única maneira de eu ter certeza que sou condenado ao fogo eterno, seria se eu pudesse ver o que Deus vê, o que seria impossível, por isso, sua pergunta não faz sentido. O cristão, com o Espirito Santo, através da Palavra pode ter certeza de sua salvação, agora, um ímpio está totalmente desamparado com relação ao seu futuro, no presente seus indícios podem ser de perdição, mas só Deus sabe se está pessoa não está predestinada a salvação e em determinado momento futuro ira crer, se arrepender e ser salva.

    Alguém pode pensar que a doutrina da predestinação pode desanimar ímpios que escutam o evangelho, mas isso não se comprova, pois se o ímpio que escutando um sermão sobre predestinação começar a se preocupar com seu destino, percebendo que do jeito que ele está tudo indica que ele é um condenado, essa preocupação já é uma obra de Deus, e está pessoa pode ser na verdade uma eleita, bem como terão pessoas que vão ouvir isso e nem darão atenção, pensando que se essa doutrina for mesmo verdade então eles vão chafurdar mais ainda no pecado, pensando: "eu não podem se salvar mesmo", bom, quem pensar assim, provavelmente não foi realmente salvo. Mas perceba, é a mesma pregação sobre predestinação e duas reações diferentes.

    Pra finalizar, vou propor que analisemos a questão do pecado. Na visão do livre-arbítrio, o pecado é um acidente, sem fazer qualquer sentido, sem nenhum propósito, e é só pedir perdão que fica tudo bem. Na visão calvinista, onde tudo tem um proposito, o pecado só pode ter dois propósitos, ou ele ocorre pra me mostrar o quanto sou fraco e me ensinar uma lição, ou o proposito dele é servir para condenação. Analisemos, em qual visão há mais licenciosidade no tratamento ao pecado, numa onde o erro serve ou pra eu aprender com ele ou para ser condenado, ou numa visão onde o pecado é só um acidente sem sentido, é só pedir perdão que tá tudo certo?

    Que Deus nos dê entendimento. Abraço.

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  11. Queridos, nós que nos consideramos salvos, vamos obedecer a Bíblia, vamos vigiar, porque a Bíblia diz que o Diabo anda em derredor, buscando a quem possa tragar. Ele não vai querer tragar aqueles que já estão tragados(ímpios), mas aqueles que aceitaram Jesus. Não pense que sua salvação está garantida, porque não é isso que a Bíblia nos ensina. Cuidado com os ensinos errados, Vigie e ore, como a Bíblia manda, para que você se confirme um escolhido e não apenas um chamado.

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    1. Olá anônimo.

      Seria interessante você embasar seu comentário com versículos, pois você diz "Não pense que sua salvação está garantida, porque não é isso que a Bíblia nos ensina.". Bom, se não é isso, então como você lida com o texto abaixo?

      As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
      E dou-lhes a vida eterna, e NUNCA hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
      João 10:27-28

      Não estou repetindo o versículo por não ter outro, de fato, há vários textos que dão certeza de salvação ao verdadeiro cristão, mas repito esse versículo por crer que não conseguiras, dentro de sua cosmovisão com erros, lidar nem com esse texto.

      Cuide com emocionalismo, e medite em suas próprias palavras "Cuidado com os ensinos errados,". Se o ensino que você segue não consegue encontrar base sólida na Bíblia, e não resiste a um confrontamento, certamente sua visão não é biblicamente sadia.

      Meditemos na Palavra, sem usar óculos de denominações e tradições, para que cheguemos a verdade.

      Que Deus nos dê entendimento

      Amem

      SOLA SCRIPTURA

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    2. Irmão calvinista, não vou ficar discutindo com você, Só digo que o futuro pertence a Deus, Ele sabe se você vai ser salvo. Ele te predestinou para isso. A Bíblia confirma isso. Mas você não pode dizer um segundo a respeito do seu futuro. A não ser: Sou salvo. Serei salvo? Se eu fizer o que Deus manda através da sua Palavra (TODA EM SEU CONTEXTO). No mais obedeça o que está escrito em Deuteronômio 29:29. "As coisas reveladas nos pertencem, as ocultas pertencem a Deus". O profeta Samuel não ousou dizer nada sobre o seu futuro, mas disse:"Até aqui nos ajudou o Senhor".
      Na final do campeonato, qual time vai ganhar? Deus sabe. Mas Deus é quem vai dar a vitória àquele time ou é o time que vai jogar pra ganhar? A nós cabe dizer que é o time que vai jogar pra ganhar e que Deus sabe quem vai ganhar. Não somos autorizados a ir além disso. Pare de especular o futuro. Vai vigiar e orar e deixa o resto com Senhor porque vocês calvinistas ficam embaraçando a cabeça de muita gente que não conhece a Bíblia. Alguns até desistem da Caminhada ao pensar que não são escolhidos por não ter resistido a uma tentação ou algo assim. Irmãos, nunca desistam, orem, busquem a Deus enquanto se pode achar, porque se Deus não destruiu a cidade de Nínive porque os homens se arrependeram, Deus pode poupar a sua vida também. Lá na frente você vai saber se era um escolhido ou não. Mas isso vai depender do que você fizer, porque em Apocalipse está escrito que cada um será julgado segundo as suas obras.
      Não precisa me responder porque não vou acessar este site mais.

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